Estratégia de Marketing: como criar conteúdo relevante para Facebook, Instagram e blogs?

May 27, 2020

Estratégia de Marketing: como criar conteúdo relevante para Facebook, Instagram e blogs?


Com plataformas como Facebook, Instagram e Blogs, tornou-se cada vez mais importante publicar o conteúdo certo para se manter em destaque e conquistar novos seguidores. Parece uma tarefa difícil, mas tudo depende de uma boa estratégia de marketing.


Antes de gastar fortunas em google ads e facebooks ads, veja algumas dicas de marketing digital que trouxemos para você melhorar sua performance online. Com elas, você poderá começar a criar conteúdo relevante para diferentes plataformas digitais hoje mesmo!


O que é marketing digital?


Hoje em dia, é impossível pensar em marketing sem considerar o espaço onde a maior parte da população se encontra conectada: a internet. É assim que surge o conceito de marketing digital, onde aplicamos os pilares do marketing ao ambiente online e suas especificidades.


Para isso, usamos canais digitais como blogs, sites, pesquisadores, mídias sociais, email, entre outros redutos virtuais por onde circulam os usuários. De forma geral, uma estratégia de marketing digital aproveita o fluxo de comunicação da web para gerar tráfego.


Embora a internet ofereça um amplo arranjo de oportunidades para performance, também tem uma forma própria de operar, que varia de acordo com a plataforma.

Como são feitas as estratégias de marketing digital?


O segundo passo depois de qualquer dúvida é a pesquisa no Google. Assim, entendemos que essa ferramenta de busca se tornou um dos grandes pilares do marketing digital. Quem procura algo no Google é direcionado para conteúdos que melhor atendem à sua necessidade.


Não é apenas o Google que faz toda a diferença para a estratégia de marketing. Da mesma forma, contas no Instagram e Facebook conectam usuários a conteúdos todos os dias, gerando imenso tráfego online.


Para utilizar essas ferramentas a seu favor, é preciso lembrar de alguns passos estratégicos:


  • Crie objetivos e metas, pois redes sociais também têm um funil e devemos considerar as métricas para cada etapa;
  • Determine a rede correta para aquele conteúdo e estratégia. Diferentes canais oferecem suas questões próprias;
  • Crie uma persona, entenda o perfil do consumidor e esteja atento aos tamanhos de post e imagens para melhor atendê-lo. Design e tom de voz precisam estar alinhados aos padrões da marca, mas também focados nos objetivos;
  • Estude a concorrência. Seus concorrentes são fortes, publicam conteúdo de relevância?;
  • Organize um plano e um calendário editorial para melhor organizar as verbas e analisar o desempenho da sua estratégia;
  • Cada resultado é um aprendizado. Redes sociais têm suas ferramentas de análise, portanto calcule suas métricas e indicadores para se adequar àquilo que oferece melhor desempenho.


Considerando esses pontos, agora é hora de entender algumas particularidades de cada rede, a fim de otimizar seus esforços.

Instagram e Facebook


Redes sociais são ambientes perfeitos para interação entre pessoas e marcas. Afinal, o objetivo desses canais é justamente a comunicação. Instagram e Facebook são ótimos para trabalhar influência e proporcionar o diálogo.


Ter um perfil no Instagram e uma página no Facebook é indispensável! Não basta, porém, administrar uma página. Você tem de usar esses recursos de forma estratégica, compreendendo suas similaridades e também diferenças.


Uma vez definido seu público e objetivo, você saberá o estilo de linguagem para aplicar. Os objetivos auxiliarão no desenvolvimento do Call to Action, enquanto os insights trarão estatísticas como impressões e engajamento.


O Instagram, por exemplo, é uma plataforma onde a imagem se encontra no centro da atenção do usuário. Basta recriar sua própria experiência na plataforma e como sua estrutura facilita o simples movimento manual, atrás de um novo conteúdo imagético que se destaque.


Outro recurso importante para levar em conta no Instagram é o acesso a dados demográficos de seguidores. Você tem informações como idade, sexo, localiação e horário de maior concentração de atividade.


Com isso, pode-se pensar boas estratégias de postagens. Assim como o Instagram, o Facebook também é um excelente espaço para anunciar produtos, mas é preciso fazer da forma certa.


Cuidado para não cansar os usuários com propagandas demais. Não perca o foco no conteúdo relevante e compartilhável! Lançamentos de produtos oferecem uma forma interessante de falar sobre o seu item sem cansar o usuário.


Seja pelo Instagram ou Facebook, não deixe de estabelecer os passos que destacamos anteriormente, compreendendo que por trás de uma alta performance, há também uma boa estratégia de marketing.


Blogs


A “matriz” do marketing de conteúdo, o blog é um canal exclusivo de comunicação com o público, sem interferências ou distrações. Diferente das redes sociais, aqui o usuário está na “sua casa”, com foco no seu conteúdo.


Um blog é uma grande ferramenta de otimização de conteúdo, com possibilidade de alto rankeamento em mecanismos de busca. Trabalhar o SEO em seus textos faz toda a diferença, conferindo maior visibilidade ao negócio e, consequentemente, atraindo o público certo.


Em outras palavras, é onde você constrói sua audiência e tem a autonomia para administrar e editar conteúdos com maior facilidade, permitindo que pequenas equipes de marketing consigam trabalhar de forma estratégica e eficiente.


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