A importância do LinkedIn pessoal nesta pandemia

July 27, 2020

A importância do LinkedIn pessoal nesta pandemia


Com a chegada inesperada de uma pandemia, a crise econômica veio a reboque e deixou muita gente desempregada. Com as empresas trabalhando em esquema reduzido de carga horário e salários, como fazer para os que estão de fora tentarem se inserir no mercado? O LinkedIn é uma ótima saída para tal.


O LinkedIn é uma rede social com mais de 675 milhões de usuários, espalhados por 200 países e regiões do mundo. Não surpreende, portanto, que essa rede tenha se tornado a principal plataforma de convívio eletrônico entre profissionais.

Sendo assim, quem está em busca de um emprego novo sabe que recrutadores estão sempre observando. Ferramentas de recrutamento de grandes empresas, muitas vezes, utilizam o perfil do LinkedIn como link direto para permitir acesso aos seus sites de carreira e substituir o currículo em sua forma tradicional.


Portanto, alguns pontos são fundamentais para lograr êxito nesta plataforma:

Seu perfil precisa refletir quem você é como profissional


É comum ouvir dizer, hoje em dia, que nossa vida pessoal se fundiu com a profissional, e que não dá para separar uma “persona” da outra. Sim, somos uma só pessoa, mas é certo que alguns comportamentos que cabem na vida social não têm lugar no contexto do trabalho. Portanto, ao criar seu perfil no LinkedIn, uma imagem sua na praia, no parque de diversões, ou no bar, segurando uma cerveja não vai pegar bem (a não ser, é claro, que você seja jogadora de vôlei de praia, a pessoa por trás da fantasia de algum personagem, ou um mestre cervejeiro).


LinkedIn para quem “ama” redes sociais


Se você está habituado a usar as redes sociais, postar várias vezes ao dia ou encontrar “amigos” em ambiente virtual, provavelmente se sente confortável ao navegar na plataforma riquíssima que é o LinkedIn. Mas cuidado: suas conquistas pessoais, ocasiões íntimas ou piadas brilhantes não são relevantes para a sua atividade profissional, e podem afugentar contatos e possíveis empregadores. Sua família só cabe no LinkedIn se for parte do seu negócio. Apesar de ser um recurso revelar sua data de nascimento no LinkedIn e cumprimentar colegas por ocasião do aniversário deles, isso deve ser feito de maneira individual, e de preferência através de mensagem privada.


Nem todo mundo precisa ser “influencer”


Há aqueles que postam todos os dias, seja apresentando conteúdo autoral, seja compartilhando notícias e artigos de outras fontes. Especialistas em carreira e em marketing dirão que é importante manter-se ativo na rede e engajar os seus contatos constantemente. No entanto, divulgar conteúdos banais sob o pretexto de “marcar presença” pode se voltar contra você. Lembre-se que sua expertise é demonstrada no dia a dia, em reuniões, projetos, palestras e negociações, que implicam interação com outras pessoas, e por vezes, aspectos confidenciais. Sua atividade não pode se resumir ao que é compartilhado na rede – e nem tudo é apropriado para aparecer na rede.


Gabar-se não cai bem em ninguém


Outra característica do LinkedIn é permitir que comuniquemos, por meio do nosso perfil, uma promoção ou mudança de emprego. E é muito positivo manter nossa rede atualizada e receber os cumprimentos dos colegas. Mas postar que só viaja de primeira classe, ou que acabou de receber um aumento de salário é deselegante – para não dizer pedante. Além disso, resista à tentação de "ampliar” ou "exagerar” nas qualificações incluídas no seu perfil. Seja honesto.


Correção na linguagem não é luxo


Estima-se que 40 milhões de usuários do LinkedIn estejam em posições diretivas. Assim sendo, demonstrar competência e polidez pode te levar a uma oportunidade incrível – ou prejudicar seriamente sua imagem e “capital social”. Ao criar seu perfil e publicar conteúdos, assegure-se de não incorrer em erros de ortografia ou gramática. Tenha cuidado ao utilizar expressões estrangeiras – se não tiver 100% de segurança de seu significado e adequação, evite-as.  


Civilidade e respeito são fundamentais 


Use cautela ao comentar posts para não ofender e não utilize termos chulos. Quando compartilhar conteúdo não-autoral ou divulgar projeto para o qual outros tenham contribuído, dê crédito a quem é devido, mencionando-os através do @, desde que sejam seus contatos e não tenham objeção a verem seu nome exibido. Se for convidado a participar de grupos no LinkedIn, responda aos comentários e interaja com polidez.